Como transformar sua chácara em um pequeno negócio

Saiba como deixar seu imóvel mais rentável e lucrativo.

Volta e meia, para além dos imóveis urbanos comercializados por aí, vê-se anúncios sobre chácaras à venda nas imobiliárias ou mesmo sendo oferecidas diretamente pelos donos. Seja como fuga do ritmo agitado da cidade ou simplesmente o desejo de apostar nesse tipo de propriedade, a procura por chácaras e afins tem sido cada vez maior.

Mas você sabia também que é possível ganhar dinheiro com sua chácara? Aliás, quem tem esse tipo de propriedade sempre se pergunta o que produzir ou fazer com ela para que ela se torne uma propriedade produtiva. A propósito, é possível ganhar um bom dinheiro com essa tipologia de propriedade.

O que produzir? Como tornar a chácara um pequeno e lucrativo negócio? É o que será abordado adiante.

A criação de animais como opção de negócio

O tipo de criação perfeita para uma propriedade de pequeno porte como essa são os animais de pequeno porte. Isso porque, além de obviamente ocuparem menos espaço, dão menos trabalho que animais de grande porte. Com isso, pode-se ter mais animais e aumentar significativamente a produção.

Por outro lado, caso você realmente deseje trabalhar com a criação de animais de grande porte, será necessário contar com o auxílio de um caseiro. Afinal, ele tem os conhecimentos necessários sobre o manejo de animais de diferentes tipos e portes.

Os animais de pequeno porte que podem ser criados são as galinhas, porcos, patos, entre outros. Além de ocuparem um espaço reduzido, eles não necessitam de muito espaço para andar. Com as galinhas você poderá vender os ovos e, talvez, a carne.

No caso dos frangos, a nível de exemplo, eles não necessitam de muito espaço para andar. O mais recomendado é instiga-los a comer e dormir, a fim de que o processo de engorda ocorra mais rápido e, dessa forma, os lucros também cheguem de maneira mais rápida.

Por outro lado, se você for apostar na criação de animais de grande porte, como o gado, por exemplo, irá necessitar de um espaço mais amplo para poder formar um pasto e construir um curral. Além disso, vale lembrar que, obviamente vai precisar investir muito mais dinheiro se optar por criar animais de grande porte.

Ao escolher criar gado, você poderá lucrar com a venda da carne e/ou do leite produzido pelas vacas. Poderá ainda não só vender o leite in natura em si, mas também utilizar desse leite para a produção de queijos.

Lembre-se que a criação de animais exige gastos com ração e alimentos, além de vacinas e coisas do tipo, até que eles possam finalmente trazer algum lucro para você.

Vale lembrar nesse caso que as condições sanitárias e a situação legal são elementos cruciais, sobretudo se você for produzir alimentos com base no que esses animais fornecem de matéria-prima (carne, leite, queijos, etc). De fato, a produção de alimentos demandará um conjunto de análises e aprovações da vigilância sanitária e dos demais órgãos fiscalizadores. Lembre-se que tudo isso eleva o custo do empreendimento.

A lucratividade através da agricultura/plantio

Quando se pesquisa formas de obter rendimentos com uma chácara, uma das primeiras coisas que vem à mente é o plantio de frutas, verduras e legumes. É natural esse pensamento, visto que o que se consome de alimentos vem muitas vezes de propriedades menores, como chácaras e sítios.

Para se trabalhar com a agricultura, deve-se ter em consideração o grau de qualidade da terra, qual o clima do local, se a sua propriedade possui água. Vale lembrar que cada chácara possui um tipo de terra diferente do outro e por essa razão o que a terra dessa propriedade será capaz de produzir será diferente do que outra propriedade produzirá.

Sendo assim, antes de começar realmente a produzir vá em busca de um local especializado em exames a respeito de terras, para que análises possam ser realizadas e, a partir dessas análises realizadas, você saberá não somente o tipo de plantas que são mais lucrativas, mas também quais plantas conseguirão se adaptar melhor às terras da sua chácara.

Tendo todas essas informações em suas mãos, as chances de lucro são bem maiores, bem porque você terá uma convicção de que não terá prejuízos. Afinal, as chances de ter uma boa colheita nesse caso são bem maiores.

Entre os tipos de plantio possíveis pode-se citar o mamão, café, banana, eucalipto, hortaliças em geral e frutas. Vale a pena recordar que cada modalidade de plantio demanda de um certo tempo para gerar os primeiros resultados, então será preciso muito esforço, paciência e dedicação, visto que certos tipos de plantas podem demorar até mesmo alguns anos para dar lucro.

Se você quer ganhar dinheiro de forma mais rápida com a sua chácara, a produção de hortaliças é uma boa pedida. No entanto, é importante ter em mente que a construção de uma horta exige um pouco mais de cuidado do que os plantios que permitem lucros ao longo prazo.

Isso porque as hortaliças costumam ser mais delicadas, demandando cuidados com a água, com o sol, além de ter que se lidar com as pragas diversas, como a formiga, por exemplo.

Montar uma horta é uma atividade que, inicialmente, não se precisa de muito dinheiro para começar, porque você pode iniciar com uma horta orgânica, que além de não prejudicar o meio ambiente, é muito mais saudável.

Outra possibilidade de conseguir ganhos com a sua chácara é apostando no turismo rural. É muito comum que com a loucura e o caos presentes nas grandes cidades as pessoas busquem seu merecido descanso e aconchego em ambientes de caráter rural. Outra possibilidade ainda é realizar eventos particulares, alugando sua chácara para eventos como churrascos, casamentos, finais de semana, aniversários e assim por diante, é claro que você precisa deixar o local em plenas condições de uso, reformado e sem qualquer tipo de vazamento, ou se houver, entrar em contato com uma empresa de caça vazamento o mais rápido possível.

Agora você está por dentro das infinitas possibilidades de se transformar a sua chácara em um pequeno negócio. Conhece os tipos de negócios mais comuns nessa modalidade de propriedade e o básico do que precisa fazer. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *