Crianças em distritos urbanos / áreas rurais

As crianças que vivem em zonas urbanas ou rurais encontram-se frequentemente em situação precária. Devido à extrema pobreza, eles dificilmente podem satisfazer necessidades fundamentais como nutrição, acesso à saúde, educação e muitas vezes estão expostos ao perigo. 

Acidentes de trânsito e violência também fazem parte de seu dia a dia.

Definindo zonas urbanas e rurais

Não existe uma definição universalmente aceita com relação ao que é considerado ‘urbano’ e o que é considerado uma parte da ‘cidade’. Essa lacuna complica as estatísticas comparativas sobre o assunto.

Segundo a UNICEF, a definição de “zona urbana” difere de país para país e é constantemente revista. Uma zona urbana é caracterizada por um ou mais dos seguintes componentes: critério administrativo ou fronteiras políticas, densidade populacional, função econômica e presença de características urbanas específicas (estradas, calçadas, iluminação elétrica e sistemas de esgoto).

As zonas rurais incluem toda a população, incluindo aquelas com autismo leve, território e outros recursos do campo – ou seja, as áreas localizadas fora dos grandes centros urbanizados.

Desnutrição infantil

A desnutrição é uma condição patológica comum nas áreas rurais e urbanas.

Seus efeitos de curto e longo prazo (como desenvolvimento mental tardio, maior exposição a doenças infecciosas e risco de doenças crônicas na idade adulta) são extensos.

Em países com receitas fracas, a desnutrição muitas vezes resulta da pobreza , frequentemente associada à situação econômica fraca da família, ao meio ambiente, às difíceis condições de moradia e ao acesso insuficiente a alimentos , água potável, notícias e assistência médica .

Em alguns países, as restrições ao desenvolvimento são igualmente generalizadas – com muitos casos de desnutrição registrados nas crianças mais pobres das zonas urbanas, mais do que nas crianças desfavorecidas das áreas rurais.

Acesso a serviços de saúde

A condição das crianças nas zonas rurais é instável, pois os cuidados de saúde são um privilégio acessível apenas a uma pequena parte abastada da população. Por causa dessa grande falta de recursos, a qualidade da saúde para crianças pobres continua muito baixa.

Estudos sobre o cenário urbano demonstram níveis elevados de mortalidade infantil que são causados ​​principalmente por grandes concentrações de pobreza e serviços insuficientes que se encontram em assentamentos urbanos selvagens como as favelas e favelas.

Educação infantil

As discrepâncias na educação infantil entre as áreas urbanas e rurais são importantes. As crianças que vivem nas zonas rurais sofrem de uma grave falta de educação em comparação com as crianças das zonas urbanas.

Consequentemente – de acordo com estimativas recentes – 25% das crianças em idade de frequentar a escola primária nas zonas rurais não são educadas, contra 16% das crianças da mesma idade que vivem nas zonas urbanas.

Apesar dos esforços envidados pelos estados para desenvolver a educação das crianças nos níveis primário e secundário, a taxa de educação ainda permanece baixa, especialmente nas áreas rurais e para as meninas em particular.

Acidentes de carro

A pesquisa mostra que as crianças que vivem em zonas urbanas são muito mais afetadas por esse fenômeno. Um relatório publicado em 2012 pela UNICEF sobre ‘a situação da criança no mundo’ revela que o tráfego motorizado representa uma ameaça física para as crianças em áreas urbanas. Isso parece compreensível quando se leva em conta a falta de parques infantis e infraestruturas de pedestres como calçadas e faixas de pedestres. Ao contrário das condições urbanas, a escassez de estradas e veículos no meio rural diminui os acidentes com crianças.

A Organização Mundial da Saúde considera os acidentes rodoviários a segunda maior causa de mortes em crianças de 5 a 14 anos. Eles estimam que 1,3 milhão de mortes infantis ocorram todos os anos em todo o mundo devido a acidentes de carro.

Violência

Os centros urbanos experimentam um crescimento sem precedentes devido ao aumento dos nascimentos e ao êxodo rural. Em um mundo cada vez mais urbanizado, a violência atinge proporções epidêmicas devido a vários fatores que entram em jogo. Este fenômeno afeta cada vez mais crianças, principalmente nas ‘bidonvilles’ (favelas) que já abrigam um bilhão de crianças em todo o mundo. 

Os empregos são raros e há muitas pessoas que recorrem a meios secretos de sobrevivência, por vezes até de natureza criminosa. Atividades recreativas abertas a todos, como esportes (futebol), artes (dança), podem chamar a atenção das crianças nas zonas rurais e urbanas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *